ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MINHA ESPERANÇA


Com muita alegria, eis minha participação atendendo ao convite da amiga Rosélia do  blog:
poesia-espiritual.com.br. Espero ter colaborado bem.

            =================
Leio a Bíblia de forma aleatória, abro qualquer página porque sei que de qualquer uma delas posso tirar alguns exemplos. Como ela se mantém atual! Li uma dia desses, um pouco de Gênesis. Tendo Deus anunciado a destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão, humildemente tentou interceder pelos justos. Não era possível, na visão dele, que não houvesse uma pessoa sequer que prestasse nas duas cidades. Perdindo perdão a Deus pela ousadia,  argumentou:  “O Senhor matará juntos ímpios e justos? Bons e pecadores? O justo merecerá o mesmo tratamento que o mau? O senhor não pouparia as cidades, se porventura houver  50 pessoas boas? ”. Deus respondeu:  “Se houver 50 pessoas boas, não destruirei as cidades”.  Abraão insistiu. “Perdão, Senhor. E se houver apenas 45 pessoas boas, o Senhor poupará as cidades?”.  Deus respondeu mais uma vez.  “Garanto-te que se houver pelo menos 45 pessoas boas, não destruirei as cidades”.  “Perdão por minha audácia, Senhor. E se houver apenas 20 pessoas?”. Deus respondeu no mesmo tom de garantia, que pouparia as cidades, ainda que fossem apenas 20 pessoas boas. E assim, Abraão, sempre pedindo perdão, foi fazendo uma contagem regressiva, tentando interceder pelos justos.... e Deus o atendendo... Bem, o final todos sabem.  As duas cidades arderam em fogo e enxofre, sinal que não foi encontrado ninguém bom por lá. No caso da Arca de Noé, foi parecido. Deus ordenou que reunisse sua família e os animais e deixou o restante morrer afogado.
Vamos para os dias de hoje. Quando menino, ouvia os antigos dizerem, que na primeira vez a Terra arrasou em água e na segunda seria em fogo. Eu morria de medo quando ouvia, principalmente quando diziam:  “1.000 chegará, 2.000 não passará”. Eu virava e revirava a Bíblia procurando esses dizeres e não achava. Minha mãe dizia. “Procura direito que está lá”. Bobagem pura, mas essa não é a questão. Sabemos também que se Deus quiser, ele acaba com tudo em minutos. Esse mundinho é muito frágil. Não preciso dizer que vivemos num mundo cruel, cada vez mais capitalista, egoísta e violento, com valores invertidos, crianças jogadas pela janela, o luxo e o lixo habitando a mesma esquina. Ninguém está aqui discutindo como será o apocalipse, como deve ser e se deve ter. Como disse, não sou um especialista, mas com direito a opinião. Humildemente como Abraaão, mas não com a moral dele perante o Criador, faço nos dias de hoje a pergunta meio invertida. Pelo que andamos fazendo, estamos merecendo esse planeta? E por que Deus não acaba com tudo? Deus não acaba com tudo porque existem... Gandhi, Madre Tereza, Chico Xavier, Irmã Dulce, Luther King, Zilda Arns, Chaplin e muitos outros. Só para citar esses conhecidos, mas sei que existem e conheço pessoas anônimas praticando boas ações. Felizmente. Enfim, pessoas que estiveram sempre acima das religiões e se preocuparam com o ser humano, com a fome, com a cultura e com a liberdade. Por causa dessas pessoas, eu acho que Deus anda poupando o mundo porque praticam o mandamento central de Jesus Cristo:  O amor ao próximo. Essa é a minha esperança porque o maior justo de todos morreu pelos injustos.

17 comentários:

Élys disse...

Deus é bondade plena e tudo que acontece, está apenas transformando o lado físico, a matéria, para que um dia tudo possa ser mais belo e a humanidade mais feliz. Ninguém morre, todos nós teremos sempre novas oportunidades, quantas forem necessárias, pois o Pai que é magnânimo, assim o deseja.
Um abraço.
Élys.

Anônimo disse...

Nossa amigo que lindo, lindo demais... Já sabe né, meus olhinhos brilharam de ler algo tão humano, tão cheio de amor... Conhecedora um pouquinho da bíblia que sou... você está de parabéns! E admiro sua humildade diante do nosso Criador, do reconhecimento que dedica a Deus.
Que a cada dia você possa engrandecê-lo, porque Ele tem lhe visto a cada segundo de sua vida, e te ama tanto como eu já disse, que lhe deu esse lindo dom de nos encantar com seus escritos!

Beijos em seu coração!

Fernanda Oliveira

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever disse...

Muito linda a sua homenagem ao blog da amiga Rosélia,falando sobre a Esperança.
Gostei muito quando você fala,principalmente em Chico Xavier.

Eu também participei dessa linda homenagem em comemoração aos 3 anos do blog da querida amiga

Abraços amigo Carlos.
Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

Ritinha disse...

Ah! amigo... Deus é a base de tudo, a estrutura, o alicerce, o terreno firme em terras fofas.
Adorei sua explanação.
Tocante!
bjs
Excelente final de semana
Ritinha

Estrela disse...

Arrasou, Poeta!
É assim mesmo. Para Deus o importante é amar ao próximo como a nós mesmos.Este é o mandamento principal.
Bjs!

Lua Singular disse...

Oi Carlos,
E do jeito que o mundo anda, não vai demorar Deus se irritar com a humanidade, só não sei se vai encontrar uma única pessoa pura nesse mundo, que está ficando cada dia mais caótico e desumano.
Excelente participação
Beijos
Lua Singular

chica disse...

Belíssima tua participação.Um arraso, foste fundo! abração,chica

Vera Lúcia disse...


Oi Carlos,

Como você, (quando criança) eu também morria de medo do mundo acabar e chegava a sonhar que ele estava acabando em água e eu lá, completamente desesperada-rsrs.

Eu acredito em um novo mundo, de mais paz e fraternidade. Esta é a minha esperança.

Parabéns pela ótima participação.

Abraço.

maria claudete disse...

Carlos, amigo, Deus é misericórdia, por esta razão se apieda de nós e está sempre de braços abertos para nos acolher..Deu-se através do Filho Jesus pra nos redimir de nossas culpas, mas ao mesmo tempo mostrou-nos que necessitamos realizar a nossa "rendição"... Êle nos quer ao seu lado, todos indistintamente, cabe-nos buscá-Lo com Fé e muita Esperança, apesar da vivência neste mundo tão controvertido, por isso tão dificil a caminhada. Beijos e parabéns pela excelente postagem.Não consegui liberar seu comentário porque não indicava a que post se referia e ficou registrado como spam (?)Você fêz algum comentário e onde?

Severa Cabral(escritora) disse...

BOA NOITE AMIGO !
MEU MENINO-BEIJA-FLOR!
Porém, jamais podemos perder a coragem e esperança, afinal como diz a mensagem nosso conhecimento, experiência de vida e o amor ninguém pode nos arrancar. Que possamos sempre tentar ver o lado positivo do fato ocorrido e tirar dele a motivação para continuarmos com nossa caminhada, empregando tudo o que vivemos em prol do bem.
Um forte abraço!!

Anne Lieri disse...

Gostei do seu texto!Muito bem fundamentado e perfeito raciocinio.Concordo com tudo que disse e a esperança fica por conta do bem ainda ser maioria,embora oculto!bjs,

Nádia Santos disse...

Concordo contigo, talvez seja por contam de uns poucos que ainda praticam o bem na sua magnitude, que Deus anda poupando a terra, porque a coisa está ficando muito feia por aqui. Adorei sua participação, linda! Um abraço Carlos

brisa48@bol.com.br disse...

OI AMIGO
Boa moite parabéns pela linda homenagem a sua amiga.Amo tudo que se refere ao saudoso Chico Xavier lindo.
Passando para deixar um sincero e triste recado no meu blog. Dando apoio para amiga Marly Bastos ele perdeu o amrido dela. Apareça e deixe o teu carinho para ela. Um beijinho.
Ana
http://brisa-petala.blogspot.com.br/

Evanir disse...

Tenho andado ausente infelizmente
mais de alguma forma lutando.
Eu sei , que no mundo teremos grandes aflições
com fé e muita garra vou seguindo com grande luta
minha viagem.
Deus abençoe seu Domingo
e da sua família.
Beijos no coração , Evanir.
Amigo espero , que ainda tenha livro
caso tiver por favor me envia sua conta e valor apos o deposito te envio meu endereço.
evanir_garcia@hotmail.com.

Tetê Guimarães disse...

Linda participação! Uma semana abençoada! Tetê - Manancial

Roselia Bezerra disse...

Olá, querido amigo Carlos

Deus é Poeta!

Comecei o dia muito bem
pois cheio de esperança
o meu espírito se enche
ao ler poesias tão lindas
onde o tom se torna verde
me alegrando e energizando o coração...

Vc, como eu, respeita os que fundamentam a sua Fé com grande Esperança no coração... os exemplos citados são os meus ícones também...
Ficar discutindo questões bíblicas não nos levam a nada, muitas vezes, e vc foi feliz no que disse porém, ler a Palavra de Deus, com todo respeito, nos dá uma melhor chance de errar menos no alvo, certamente... pois Ele só nos diz a Verdade e nos aponta para ela...
Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida para todos os que Lhe buscam...

Obrigado por participar da festa com a gente e nos enriquecer tanto...
Bjm fraternos e festivo de paz e bem

Paula Barros disse...

Já leio o Eclesiastes? É o único que consigo ler todo, acho atual, e muito interessante.
Se leu ou se ler, me diga algo do que acha. abraço