ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sábado, 18 de outubro de 2014

O QUE VAMOS BEBER? ÁGUA OU PETRÓLEO?

( imagem escolakids.com )

Pode parecer clichê, que seja, embora eu não seja apegado a clichês, mas falar do planeta que corre perigo nunca é repetitivo. Outro dia num telejornal, o locutor chamou a matéria assim: " UM PAÍS EM CHAMAS". Quando a reportagem começou com imagens aéreas do território brasileiro, fogo para todo lado, foi de estarrecer, juro que coloquei a mão no coração. Não bastasse a falta d'água em quase todo o território nacional, tem gente colocando fogo nas matas. Tudo bem que a própria secura da vegetação também gera fogo, mas sabemos também que tem gente que passa fumando nas rodovias e joga tocos de cigarro. Sabemos que fazendeiros e agricultores, imediatistas que são ( e esse é um dos grandes defeitos do ser humano), não conseguem esperar o processo natural, e faz queimadas para adiantar o preparo do solo para cultivo. Mas essas não são as únicas, nem as principais causas de toda essa degradação, de toda a seca que vivemos no Brasil, a principal delas, claro, é a falta de consciência, todo mundo está poupando água agora, mas ninguém poupa quando há abundância, o desperdício é constante.
Há muitos anos conheci um piloto que estava num avião pequeno, desses que voam baixo, e comentou comigo que estava fazendo uma reportagem para a Rede Globo, sobrevoando o Rio São Francisco desde a nascente, e me disse: "Não há coisa mais linda e prazerosa do que sobrevoar o São Francisco". Pois é, a nascente dele secou. Um dos rios mais estudados, mais importantes do Brasil, tema de canções e poemas, chegou à essa situação. Quando viajo de Minas para Espírito Santo, a rodovia vai margeando o Rio Doce, que proporciona um lindo visual também, mas já posso ver as pedras do fundo do rio, um rio que já foi navegável. Quem diria que São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, sofreria com seca? Minas Gerais, estado famoso com suas montanhas verdejantes, a terra das alterosas, está toda marrom. E assim também grande parte do RJ. Tudo bem, quem sabe, tomara, o tempo das chuvas deve chegar e pode encher tudo de novo, mas teremos consciência no momento de abundância? Há algum tempo li de um pensador famoso, que a terceira guerra mundial será à energia nuclear, e a quarta, será a paus e pedras. Na visão do pensador, não haverá muita coisa após uma guerra nuclear, a não ser paus e pedras. Não discordo do pensador, até reitero, só tenho um adendo a fazer; talvez nem cheguemos à terceira. Pode ser que nos acabemos antes. A maioria das guerras, principalmente no Oriente Médio, é por causa do petróleo, creio que daqui há alguns anos as guerras serão por causa da água. E aí ... o que vamos beber? Água ou petróleo? Os antigos diziam que vai chegar um tempo em que teremos dinheiro e não teremos comida. Minha mãezinha dizia que Deus põe comida no mundo por causa das criancinhas. Tomara que não falte crianças para que Deus continue a ter piedade de nós. O que fazer então, se estão matando até as criancinhas? Eis a questão, não cuidamos da vida em torno de nós... cuidamos sim, de nosso próprio umbigo, mas eu falo da vida que veio de Deus, a vida em forma de natureza. Exemplo: Todos os países estão temendo que o ebola invada seus territórios, há toda uma movimentação conjunta, até aí concordo, mas nenhum país evitou que a doença acontecesse naqueles países da África. A verdadeira origem do ebola é a pobreza, naqueles países a fome é tanta, que os habitantes na falta do que comer, comem macacos, e o vírus vem do macaco. Onde estão ações efetivas da ONU, FAO, OMS? Cadê a prevenção da fome? Estão todos preocupados que a epidemia ganhe o mundo, mas enquanto ficar só na África, tudo bem, o problema é da África. Toma que o vírus é teu!
Parece que misturei os assuntos, mas não... tem tudo a ver. Assim caminha a humanidade... cada um por si e todo mundo no mesmo buraco. E chegou a hora da natureza cobrar. Falei tanto que até secou minha boca. Um copo d'água por favor!

8 comentários:

Ivone disse...

Meu amigo Carlos, vamos beber água, a natureza é invencível, o homem não terá o poder de destruí-la!
Quando vejo documentários sobre o Planeta, lugares intocáveis pelo homem, me sinto muito feliz por isso,que bom que nem tudo está perdido, nem tudo não é mesmo?
Abraços apertados e tenhas uma linda noite de sábado!

Ivone disse...

Meu amigo Carlos, vamos beber água, a natureza é invencível, o homem não terá o poder de destruí-la!
Quando vejo documentários sobre o Planeta, lugares intocáveis pelo homem, me sinto muito feliz por isso,que bom que nem tudo está perdido, nem tudo não é mesmo?
Abraços apertados e tenhas uma linda noite de sábado!

Cidália Ferreira disse...

Boa noite Carlos

Um texto importante, quiçá uma revolta.

Haja esperança

beijinhos
Visita-me

Bom Domingo

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Andre Mansim disse...

Oi meu amigo!
Vc misturou os assuntos mais caiu bem a mistura!
Aqui na minha cidade, as queimadas são quase todos os dias, e aí a minha esposa tem que lavar o quintal, o que desperdiça água...
Mas já tá faltando água aqui, e o rodízio começou.
Mas acho que a água não vai acabar nunca, pois ela se renova.

Tenha um bom final de semana.

Nádia Santos disse...

Carlos querido poeta, tudo isso é aterrorrizante, assustador mesmo, mas é o próprio homem quem está endoçando uma catastrófe prevista. Que Deus tenha misericódia de nós. Bjusssss

Nádia Santos disse...

Carlos querido poeta, tudo isso é aterrorrizante, assustador mesmo, mas é o próprio homem quem está endoçando uma catastrófe prevista. Que Deus tenha misericódia de nós. Bjusssss

Estrela disse...

É assustador! A natureza anda dando o troco ao homens que não a respeitam( e aos que respeitam também).Beijos!
Feliz Dia do Poeta!

Ana Bailune disse...

Olá, Carlos. Graças a Deus choveu na serra, pois a situação aqui esteve caótica! Milhares de quilômetros de mata queimando, animais mortos, pessoas feridas, casas incendiadas... foram gastos milhões no combate aos incêndios. Teu texto é muito importante.