ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

sábado, 28 de maio de 2016

O ESTUPRO NEM SEMPRE É FÍSICO!




Não consigo imaginar a tal cena, mas posso dizer que deve ser bem parecida com a visão do inferno, uma moça ser estuprada por 33 sei lá o quê, homens é que não são. Tentei ao máximo não falar disso, esses assuntos negativos absorvem energia da gente, desgastam, até porque devo ter uns dez textos falando sobre o tema há anos, mas não tem como não falar de novo. Temos sim, uma cultura de estupro no Brasil, mas não é só nas ruas não, na sociedade como um todo, nos meios de comunicação, nos programas de televisão, nos comerciais de cerveja e carros, nas músicas. Por exemplo, há uns cinco anos vi uma cena na novela em que a mulher é esbofeteada várias vezes pelo namorado e logo depois já estava aos beijos com ele. Isso para mim é  cultura de estupro. Humoristas contando piadas de estupro... erotização infantil enquanto se fala em combate à pedofilia... músicas dizendo que basta passar com um Camaro amarelo que a mulher pula dentro... as principais músicas  das paradas cantam assim: “se eu te pegar você vai ver”... “só as cachorras, as preparadas”... “se eu te pego tcham tcham tcham”... “um tapinha não dói”... “vai rolar um tchechererechê”. Nas   novelas os filhos se sobrepõem aos pais. Piadas de mulher gorda... piadas de loiras. Tudo isso para mim é cultura de estupro. Desculpem pelo texto meio misturado, é que estou meio desnorteado no meio disso tudo e cuidando de escrever algo sem ser mal interpretado. Levei poucos foras de mulheres na minha vida. Por que sou o “bonitão”...? Não! Porque só me aproximava de mulheres que percebia que elas podiam estar afim, de pelo menos falar comigo, essas coisas se percebe no olhar, nunca fui inconveniente, enxerido, pois se a mulher nem está dando bola, qualquer aproximação forçada já é uma violação, o estupro não precisa ser físico, importunar já é estuprar, já está quebrando a privacidade dela. Às mulheres, minha solidariedade, mas gostaria de deixar algumas dicas. Esse caso horrendo não foi um caso típico de tarado sexual, mas de bandidagem mesmo, o estupro foi conduzido pelo namorado da moça. Esse cara a amava? Nunca! Portanto, cuidado com quem você se relaciona, escolha um namorado legal, um cara que estuda e trabalha, selecione, se auto proteja, cuidado com os artistas que você  vê como ídolos, a vida do artista não é igual à sua, reflita sobre as músicas que você canta e dança, cuidado com as novelas que vêm travestidas de “abordar temas atuais”, são grandes fachadas de formadores de opiniões às avessas. E o principal: RESPEITE SEUS PAIS, eles sabem tudo sim. Nunca deixo de citar isso, eu tive grande chance de usar drogas e não usei, por causa de minha mãe, pois a imagem dela vinha na minha mente a cada vez que me ofereceram, num momento em que eu estava fragilizado psicologicamente. Isso significa respeito!
=
A esses criminosos, cadeia sem dó, que cumpram pena integral. O Código Penal é outra coisa que precisa ser revista urgente no Brasil.
E à sociedade, que vigiemos essa cultura de estupro disfarçada nos lares, na mídia, nas ruas, nas leis.
E um pouco mais de Deus né, gente?


2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Gostei do teu texto em tom de desabafo!

Beijo, bom fim de semana.

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Andre Mansim disse...

Belo texto meu amigo. Essa situação realmente é insuportável.
Seu desabafo é o desabafo de todos os que acreditam em Deus e nos homens de bem.

Tenha uma linda semana!