ESCREVER É DIVINO!

ESCREVER É DIVINO!
BONS TEMPOS EM QUE A GENTE PODIA VOAR. ERA MUITO BOM SER PASSARINHO.

CAMINHOS DE UM POETA

CAMINHOS DE UM POETA
Como é bom, rejuvenescedor e incentivador para o poeta, poder olhar para trás e ver toda a sua caminhada literária, lembrar das dificuldades, dos incentivos e da falta deles, da solidão de ser poeta e do diferencial que é ser poeta. Olhar para trás e ver tudo que semeou, ver uma estrada florida de poesias, e dizer: VALEU A PENA! O poeta vai vivendo, ponteando, oscilando, e nem se dá conta da bela estrada que escreveu. Talvez ele não tenha tempo porque o horizonte o chama, e o seu norte é... escrever... escrever... escrever. Olho hoje para trás... não foi fácil, mas também ninguém disse que seria. E eu sabia que não seria, ser poeta não é fácil, embora seja lindo. Contemplo a estrada que eu fiz, e digo com orgulho quase narcisista: Puxa... como é linda minha estrada!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O QUE É ELEGÂNCIA PARA VOCÊ???




Hoje eu disse bom-dia para três pessoas... na rua, na oficina de carros e na casa lotérica... Nenhuma me respondeu. Como está difícil para as pessoas dizerem "bom-dia". Fiquei meio frustrado, mas fiz minha parte e continuei a caminhada. Mais adiante duas garis varriam a rua, eu disse a elas também: “Bom-dia”! Uma sorriu e disse espalhafatosamente: “Bom-diaaaaaa, rapaz”. A outra também respondeu e comentou com a parceira: “Ninguém nunca me disse bom-dia na rua. Estou surpresa, ainda tem gente educada no mundo. Só se vê gente de celular na mão, trombando no outro, parecem zumbis”.  Destaco dois pontos: Primeiro, a definição da gari, “parecem zumbis”, ela foi perfeita, nem cabe mais comentários. Estamos vivendo a era THE WALKING DEAD. Mas eu não ando nas ruas procurando monstros, eu procuro pessoas. Outro ponto, das três pessoas anteriores, duas estavam prestando serviços, eu era cliente delas e nem por ‘obrigação’ corresponderam minha saudação, enquanto as garis, não tinham ligação direta comigo, apesar de que também estavam cumprindo uma função social, que diga-se passagem, é muito importante e devia ser mais valorizada, e no entanto me responderam com alegria. Como já disse, tem gente falando de elegância por aí, e nunca foi elegante. Das quatro pessoas que cumprimentei, as únicas elegantes foram as garis, gente humilde, batalhadora, não que as outras não sejam batalhadoras, mas a educação chave, aquela de casa que ensina bons modos, ficou esquecida ou talvez nunca receberam. Aliás, vou destacar, mais um ponto, desta vez, puxando a sardinha para o meu lado: o fato de eu não receber de volta um “bom-dia” da primeira pessoa, não me impediu de seguir desejando “bom-dia”, para a segunda, nem para a terceira... nem para as garis, e a resposta dessas me deixou muito contente.  Eu não sigo divas, não tenho ídolos, eu sigo exemplos. Eu não tenho nem “malvado favorito”, alcunha dada a um certo deputado dentro de nosso vulcão político. Vamos ser mais elegantes, na essência mais fina da palavra: calçados, vestidos, ternos, carros, é tudo casca, nada disso você levará para o outro lado, o que vale é o seu coração. Sigo minha semana irradiando elegância!

BOM-DIA E SEMANA PRODUTIVA PARA TODOS!

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Belo texto. Será que já se paga imposto para dizer os bons dias, etc..? Realmente!!

Gostei do texto



Beijos e uma excelente semana.

Coisas de Uma Vida 172

Nyce Pinto. disse...

Verdade! "Prossigamos para o alvo", mesmo que ao nosso redor ninguém mais esteja interessado nos nossos cumprimentos e palavras afetuosas! Tenha uma abençoada e feliz noite. Abraços...